Bem Vindo

sábado, 26 de novembro de 2011

Brasilândia traça desafios em assembleia pastoral

Brasilândia traça desafios em assembleia pastoral



   
Por Ana Lúcia Contarelli e Daniel Gomes,
pela Pascom Brasilândia


Com a presença de 115 representantes das 35 paróquias e quatro áreas pastorais, além de articuladores das pastorais, movimentos, grupos e novas comunidades, aconteceu no sábado, dia 20, a Assembleia Pastoral da Região Brasilândia, no Colégio Santa Lúcia Fillipini, na Freguesia do Ó.

Após um momento de espiritualidade, conduzido pelas CEBs e por dom Milton Kenan Junior, bispo regional, houve a apresentação dos propósitos da assembleia e dos quatro eixos de ação pastoral propostos: anúncio, liturgia, caridade e juventude.

Posteriormente, os participantes foram divididos em dez grupos de discussão para sugerir iniciativas de projetos pastorais, a partir dos quatro eixos, indicando o que fazer, como, quando, em que momento e com quem.

Um dos focos foi sobre o anúncio pastoral. Os dois grupos que trabalharam a temática apontaram a necessidade de favorecer a ação missionária, convidar, capacitar e enviar os leigos, a partir de uma articulação setorial. Também houve apontamentos para o fortalecimento dos grupos já existentes, com base em cada realidade e com o uso de plataformas digitais.

Em relação à liturgia, destacou-se a formação permanente para leitores e ministros da Palavra e a necessidade de iniciativas para despertar o interesse das pessoas para a liturgia. No tocante às iniciativas de caridade, houve a proposta de levar as pessoas a conhecerem e exigirem seus direitos, especialmente nas lutas por políticas públicas, e sugeriu-se a criação de comissões setoriais sobre o tema, além da valorização da fé e da cidadania.

Outro foco discutido nos grupos foi sobre a educação. Houve a sugestão de que se formem grupos católicos de educação nos setores, que começariam a atuar até julho de 2012, com articulações junto às escolas e paróquias, com o apoio de padres, teólogos, educadores e leigos.

Sobre a atuação pastoral com a juventude, a proposta é que se crie um Centro Regional de Juventude, com terapeutas, teólogos e psicólogos, e se fortaleça o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) e de que haja divulgação do calendário da PJ e do Setor Juventude, além de maior estímulo à Crisma, para a formação de jovens cristãos que sejam comprometidos com a vida, conscientes de suas ações e protagonistas da evangelização.

Após as exposições dos grupos, dom Milton afirmou que alguns leigos e padres deverão assumir as responsabilidades de coordenar e organizar comissões e que já pensa em possíveis nomes. Ele também enfatizou a necessidade de a região investir em formações e que a acolhida é uma atitude missionária.

O bispo sugeriu também que o horário de funcionamento das secretarias das paróquias seja repensado, para atender àqueles que só conseguem ir à Igreja após o horário de trabalho. Dom Milton avaliou ainda que é o CRP que deve articular os trabalhos na região, e informou que até o final do ano padre Jaime Izidoro de Sena seguirá como coordenador regional de pastoral.

Por fim, o bispo disse esperar uma grande sintonia entre as paróquias e os setores pastorais, a região e a Arquidiocese, e que um novo ardor missionário dinamiza a região episcopal na conversão pastoral e missionária proposta pelo Documento de Aparecida.

Confira a íntegra das propostas de trabalho da assembleia regional pastoral em:
http://www.rebra.org.br/site/images/jornais/jornal_informativo_u70AtDPpPz84.pdf
25/11/2011 Publicado por Pascom Brasilândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário