Bem Vindo

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2011



Assembleia Arquidiocesana de Pastoral reuniu, no auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), representantes dos diversos organismos pastorais neste sábado (29).
Coordenadores de pastoral das seis regiões episcopais, dos 45 setores, dos vicariatos, pastorais, movimentos, associações, novas comunidades, e outros organismos – como a Faculdade de Teologia, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e os quatro seminários da Arquidiocese –, refletiram sobre os dados estatísticos do questionário “Paróquia: diz o que tu és” e os compromissos indicados pelos seminários realizados nas regiões episcopais. Também participaram os seis bispos auxiliares da Arquidiocese.
A assembleia também teve o objetivo de animar as paróquias para que assumam sua identidade e realizem a “conversão pastoral missionária”, em sintonia com a Carta Pastoral do Arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, à Arquidiocese,”Paróquia, torna-te o que tu és” e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Dom Milton Kenan Junior, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, apresentou as DGAE, aprovadas na 49º Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em maio.
Entre os aspectos apresentandos, dom Milton destacou as cinco urgência apontadas pelo documento – Igreja em estado permamente de missão; Igreja: casa da Iniciação Cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida da pastoral; Igreja comunidade de comunidade; Igreja: a serviço da vida plena para todos.
Dom Odilo também falou sobre as DGAE e afirmou que o documento é simples e objetivo retoma a referência da Igreja. “Nós não inventamos a Igreja, nós sempre nos encontramos de novo com nossa origem, nosso ponto de referência, Jesus Cristo”, disse.
O cardeal também destacou que as DGAE ajudam a Igreja de São Paulo a executar seu projeto pastoral. “As diretrizes são muito práticas para aquilo que estamos buscando, tornar as nossas paróquias comunidades de discípulos e missionários”.
O arcebispo não deixou de lembrar a preparação do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e Transmissão da fé, em 2012, e a JMJ 2013. “Temos um momento importante que a Igreja no Brasil que é a Jornada Mundial da Juventude”, recordou dom Odilo.
Por fim, o cardeal destacou as dificuldades para a evangelização que a Igreja na Europa vive e a esperança que deposita na América Latina. “Nós não estamos fazendo um caminho simplesmente fechados sobre nós mesmos, mas olhando para o grande contexto da vida e da ação da Igreja no mundo todo.
Padre Sérgio Lucas, vice-coordenador arquidiocesano de pastoral, apresentou os resultados do questionário “Paróquia: dize o que tu és”.
Na parte da tarde, diferentes grupos se reuniram para apresentar ações concretas para as cinco urgências apontadas pelas DGAE, além de uma 6ª urgência, evangelização da juventude, em vista da preparação da JMJ 2013.
Entre as propostas apresentadas pelos grupos estavam a formação de lideranças missionárias; o fortalecimento das paróquias, bem como o intercâmbio de experiências entre as diversas comunidades; formação permanente para os agentes de pastoral; valorização do Ritual de Iniciação à Vida Cristã (RICA). Aprofundamento do estudo permanente da Palavra de Deus, com leitura orante da Bíblia, entre outras.
Todas essas propostas serão retomadas e aprofundadas na próxima reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, no dia 17 de novembro, às 19h30, no Centro de Pastoral São José do Belém.
(Colaborou Karla Maria e Rubens Carneiro)
(Fotos: Douglas Mansur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário