Bem Vindo

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CRP reflete sobre assembleia regional

sexta-feira, 6 de maio de 2011

CRP reflete sobre assembleia regional

Por Anderson Braz, pela Pascom Brasilândia
Leigos atuantes na coordenação e assessoria de pastorais e movimentos, religiosos e clero regional estiveram presentes à reunião do Conselho Regional de Pastoral (CRP) realizada no sábado, 30 de abril, na Comunidade Nossa Senhora Mãe da Igreja, da paróquia Nossa Senhora da Paz, Setor Jaraguá.

No início dos trabalhos, dom Milton Kenan Junior, bispo regional motivou os presentes a rezarem agradecendo a Deus pela disponibilidade dos que lá estavam. Em seguida, comentou sobre a importância da Assembleia Regional de Pastoral, que acontece em setembro deste ano, e distribuiu aos presentes um documento com dados indicativos sociais da região, trazendo indicadores alarmantes, mas também encorajadores.

Dentro do método Ver, Julgar e Agir, o bispo relatou que a assembleia começa já nas paróquias, pelos conselhos paroquiais de pastoral (CPP) e não apenas em setembro. “É pretensão nossa achar que as pessoas vêm nos dias de hoje até nossas paróquias com uma ou outra ação à saída, para aumentar, animar e renovar as participações em todas as pastorais é ir ao encontro das pessoas”, avaliou, e incentivou que as pastorais renovem seus métodos de ação, adequando-os à realidade para evitar desânimo dos agentes.

Dom Milton também relatou sobre a participação ativa que tem assumido nas discussões sobre o traçado do trecho norte do Rodoanel e incentivou que as lideranças não faltem aos eventos sobre a questão, muitos promovidos por parlamentares e líderes partidários. O bispo designou uma comissão regional, coordenada pelo Serginho das CEBs para que acompanhe a evolução dos debates e os gargalos do projeto original.

Em um segundo momento, o coordenador regional de pastoral, padre Jaime Izidoro de Sena, falou da importância de colocar em prática as decisões do 1° Congresso de Leigos na região. Para tal, distribuiu aos presentes um resumo dos principais projetos apresentados pelos delegados nas oficinas temáticas do congresso e pediu empenho para que se desenvolvam ações que façam valer o trabalho realizado pela equipe em 2010.

“Sinto que podemos aliar esses projetos apresentados aqui à assembleia regional, para não criarmos duas discussões. Tanto o projeto quanto a assembleia em setembro, contemplam pedidos dentro da Carta Pastoral, a serem realizados e implantados em nossa região”, expressou padre Jaime.

A mesma equipe que articulou o 1° Congresso de Leigos na região foi mantida e se agendou para a sexta-feira, 13 de maio, às 20h, na residência episcopal de dom Milton (Rua Manoel de Arzão, 85, Vila Albertina) uma reunião para encaminhar as ações pastorais e pensar a estrutura da Assembléia regional.

A reunião do CRP foi encerrada com os agradecimentos do padre Natanael Pires da Silva, a todos os presentes, e com uma oração de dom Milton. Em caráter experimental até o mês de julho, a reunião está sendo realizada a cada dois meses. Posteriormente, essa periodicidade será avaliada pelo bispo regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário