Bem Vindo

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Encontro de Formação para a Campanha da Fraternidade

Encontro de Formação para a Campanha da Fraternidade - 2012
28/01/2012


A Região Episcopal Sé, em parceria com a editora Paulinas e o Setor Paraíso, realiza nos dias 15 e 16 de fevereiro o encontro sobre a Campanha da Fraternidade - CF - 2012.

Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a Saúde se difunda sobre a Terra!” (cf. Eclo 38.8), a CF 2012 chama a atenção das pessoas para uma das políticas publicas mais reivindicadas pela sociedade brasileira, com destaque para a situação do Sistema Único de Saúde - SUS.

No primeiro dia do encontro para falar sobre a saúde pública no Brasil foi convidado Carlos Neder, médico formado na USP e mestre em saúde pública pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Ele foi secretário municipal de saúde de 1990 a 1992, e vereador em São Paulo por três mandatos. Sua atuação sempre esteve voltada à defesa dos SUS, da Seguridade Social (assistência e previdência social universais) e à construção de cidades saudáveis e solidarias.

Sobre os direitos à saúde foi convidado Vidal Serrano Júnior, professor assistente - doutor da Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC-SP, professor doutor do programa de pós-graduação stricto senso do Instituto Toledo de Ensino em Bauru-SP, presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, e presidente do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo.

Já no segundo dia, 16, o teólogo Matthias Greinser irá aprofundar a frase bíblica utilizada como lema para a CF 2012. Matthias é professor de exegese de Antigo Testamento, História de Israel, Hebráico e Grego. Leciona na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - PUC-SP, na Faculdade de Teologia do UNISAL (Campus PIO XI), ambos em São Paulo, assim como na Faculdade de Teologia Paulo VI em Mogi das Cruzes-SP.

Em seguida, Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo Auxiliar de São Paulo e vigário episcopal da Região Sé, secretário Geral do Regional Sul 1 da CNBB, refletirá sobre a Campanha da Fraternidade na Igreja do Brasil, objetivos e proposta evangelizadora. Também o coordenador da Pastoral da Saúde na Região Episcopal Brasilândia, Pe. Jorge Feltrin, falará sobre a ação evangelizadora e a prática da Pastoral da Saúde, acompanhado de Alex Mota, membro da Pastoral Familiar e Político Social na mesma região.

O encontro acontece das 19h30 às 22h, no auditório da Paulinas Livraria  (rua Domingos de Morais, 660 - próximo à estação Ana Rosa do Metrô. É destinado a agentes de pastorais e pessoas interessadas no tema.

As vagas são limitadas e para participar é necessário se inscrever através do telefone 5081.9330.

Fonte: Jornal "O São Paulo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário